segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Bíblia Católica Romana

A Bíblia Católica Romana

A Bíblia RomanaEstas têm 7 livros a mais, perfazendo 73 ao todo. Esses livro a mais são os chamados "apócrifos" , palavra que no sentido religioso significa não genuíno. São livros não inspirados por Deus. Os 7 apócrifos estão inseridos todos no Antigo Testamento. Isso foi feito muito depois de encerrado o cânon do Antigo Testamento, por conveniência da igreja Romana. A aprovação deles, por essa igreja deu-se no Concílio de trento em 1546 em meio a muita controvérsia. Seus títulos são: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico (Não confundir com o livro canônico Eclesiastes), Baruque, I Macabeus, II Macabeus, Ester (Ao livro de Ester), Cântico dos três Santos Filhos (Ao livro de Daniel), História de Suzana (Ao livro de Daniel), Bel e o Dragão (Ao livro de Daniel), As Bíblias católicas têm livros cujos nomes daqueles empregados nas edições evangélicas. Essas diferenças não têm grande importância. Entretanto. Como os protestantes usam também Bíblias de edição católica, é bom que se dê um quadro explicativo, que os auxilie no manejo das diferentes edições:




Bíblia protestante Bíblia católica
I, IISamuel I, II Reis
I, II Reis III, IV Reis
I, II Crônicas I, II Esdras
Como se vê é simples questão de nomes, mais ou menos apropriados, seguindo o critério das autoridades que dirigem as edições, e para todos eles há justificativas histórica e tradicional.
Notam-se também variações na numeração dos Salmos Vejamos essas variações num quadro. Assim:

Bíblia católica Bíblia protestante
Salmos 9,10 Salmos 9
Salmos 11 - 113  Salmos 10 - 112
Salmos 114, 115 Salmos 113
Salmos 116 114, 115
Salmos 147 Salmos 146 - 147
Salmos 148, 150 Salmos 148, 150
Conclusão: Cancelados os livros apócrifos, as Bíblias católicas e protestantes são substancialmente idênticas. Basta conferí-las. Aparecem naturalmente variações na linguagem e até mesmo de sentido, o que é inevitável, em qualquer obra de tradução. A causa às vezes, está na diferença de competência do tradutor, outras vezes nas variações das fontes originais. Os nossos 39 livros do Antigo Testamento, os católicos chamam protocanônicos. Os que chamamos pseudoepigráficos, eles chamam apócrifos. (Os evangélicos chamam de pseudoepigráficos a um grupo de livros espúrios, nunca reconhecidos pela Igreja Católica. A esses, essa Igreja chama apócrifos).


    

Fonte > http://www.dannybia.com/danny/bibl/tudo_sobre_biblia.htm











I Samuel

Este livro é uma continuação do livro de I Reis.

Autor: Desconhecido (Samuel e Outros).

Quando foi escrito: 930 a.C.

A história gira em torno de três pessoas,
  • Samuel, o último dos juizes.
  • Saul, o primeiro rei de Israel.
  • Davi, o rei modelo de Israel.
Período: De transição - finda o tempo dos juizes e se estabelece o reino.

Temas e Eventos Principais:
  • Nascimento e dedicação de Samuel, cap. 1.
  • O fracasso de Eli como juiz e como pai, cap. 2:12-36.
  • A chamada de Samuel e sua infância maravilhosa, cap. 3.
  • Captura e retorno da arca da aliança, caps. 4-6
  • A derrota dos filisteus por meio da oração de Samuel, cap. 7.
  • O clamor de Israel por um rei, cap. 8.
  • Saul é escolhido e ungido rei, caps., 9-10.
  • A primeira batalha de Saul. cap., 11.
  • Samuel proclama o reino e adverte o povo acerca de sua presunção de pedir um rei, cap. 12.
  • A obstinação de Saul e a profecia de Samuel , cap. 13.
  • A libertação de Israel por Jônatas, cap. 14:1-16.
  • A obediência é melhor do que o sacrifício, cap. 15:1-23.
  • Davi é ungido rei, cap. 16.
  • Davi mata ao gigante Golias, cap. 17.
  • A amizade de Davi e Jônatas, cap. 18.
  • Saul persegue a Davi, caps. 18:9; 27:4
  • Os últimos anos do reinado de Saul e seu suicídio, caps. 26-31.
Mensagem Espiritual: A oração, o elemento dominante na vida de Samuel.
  • Nascido em resposta à oração, cap. 1:10-28.
  • Seu nome significa "pedido a Deus", cap. 1:20.
  • Sua oração trouxe libertação em Mispa, cap. 7:2-13.
  • Sua oração quando Israel insistiu em ter um rei, cap. 8:21.
  • Sua oração incessante por seu povo, cap. 12:23.
Cinco desvios da Lei Divina que resultaram em sofrimento:
  • Poligamia, cap. 1:6
  • Indulgência paterna, caps. 2:22-25; 8:1-5.
  • Confiança em objetos sagrados, cap. 4:3.
  • Impaciência, cap. 13:8-9.
  • Obediência parcial, cap. 15.














































"Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
João 3:3

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